MORRO SÃO JERÔNIMO

  O Morro São Jerônimo, localizado na parte sul do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é um excelente passeio para quem busca um ótimo Trekking e paisagens de tirar o folego. O morro está registrado na história dos portugueses quando por volta de 1718 chegaram na região em busca de ouro, porém antes dos estrangeiros os índios Bororos dominavam o local com grande quantidade de sua população, chamando o morro de Borocodoriri, “Morro do tatu canastra” animal abundante na região naquele tempo.

  Com aproximadamente 16km de trilha (ida e volta), o nosso Trekking tem início por uma estrada onde vamos contemplar a fantástica transição entre o cerrado e as matas de galeria que crescem ao longo do rio. Nosso primeiro ponto de contemplação é a Casa de Pedra, uma pequena caverna com uma rica história pois já serviu de abrigo a homens da Coluna Prestes, escravos fugitivos e indígenas que habitavam a região, hoje habitada apenas por pequenos animais.

  Dando continuidade ao nosso passeio voltamos a trilha e percorremos cerca de 5km até o ponto onde podemos começar a observar o Morro do Quebra Gamela, logo a frente chegamos a um corredor de rochas que no final nos contempla com uma espetacular visão de Paredões de Arenito e claro nosso objetivo nesta aventura, o Morro São Jerônimo. Tendo o privilégio de observar sua vasta planície continuamos a caminhada atravessando uma pequena floresta que nos leva ao pé do morro, onde vamos iniciar nossa subida.Primeiro uma pequena escalaminhada íngreme, logo após seguindo a orientação da equipe especializada contratada para o passeio, subimos um primeiro degrau com cerca de 2,5 metros de altura, em seguida um segundo degrau com 1,5 metros de altura. Chegando ao topo temos uma visão em 360° onde podemos observar toda planície cuiabana, durante a caminhada ao redor do cume descampado encontraremos vários vestígios de Icnofósseis gravados

na Geotita, que são marcas de baixo relevo gravadas por compressão em pequenos pedaços de ferro ainda em seu estado natural, lembranças de quando todas nossa região foi mar. Nos damos o luxo de um descanso aproveitando o vento que corre quase a 800 metros acima do nível do mar, antes de descer os degraus novamente rumo a mesma trilha.

  Se o passeio tiver seu início entre 07:00 e 08:00 horas da manhã e for mantido um bom ritmo durante o trekking podemos desfrutar de um refrescante banho na aconchegante Cachoeira 7 de Setembro, logo após uma curta caminhada de volta ao veículo onde nos despedimos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães com nossa caminhada de 16km concluída.

AGENCIA DE TURISMO CIÊNCIA E CULTURA MATO GROSSO LTDA

CNPJ: 35.208.331/0001-04  / CADASTUR: 35.208.331/0001-04

Rua São Paulo, Nº60, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT, CEP 78043-607

cienciaeculturaturismo@gmail.com 

Telefone: (65) 9 9903-3444      / (65) 3666-0677

Todos direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
Parceiros:
Cópia_de_HOSTEL_E_CAMPING_(2).png