MORRO SÃO JERÔNIMO

O Morro São Jerônimo, localizado na parte sul do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é um excelente passeio para quem busca um ótimo Trekking e paisagens de tirar o folego. O morro está registrado na história dos portugueses quando por volta de 1718 chegaram na região em busca de ouro, porém antes dos estrangeiros os índios Bororos dominavam o local com grande quantidade de sua população, chamando o morro de Borocodoriri, “Morro do tatu canastra” animal abundante na região naquele tempo.

Com aproximadamente 16km de trilha (ida e volta), o nosso Trekking tem início por uma estrada onde vamos contemplar a fantástica transição entre o cerrado e as matas de galeria que crescem ao longo do rio. Nosso primeiro ponto de contemplação é a Casa de Pedra, uma pequena caverna com uma rica história pois já serviu de abrigo a homens da Coluna Prestes, escravos fugitivos e indígenas que habitavam a região, hoje habitada apenas por pequenos animais.

Dando continuidade ao nosso passeio voltamos a trilha e percorremos cerca de 5km até o ponto onde podemos começar a observar o Morro do Quebra Gamela, logo a frente chegamos a um corredor de rochas que no final nos contempla com uma espetacular visão de Paredões de Arenito e claro nosso objetivo nesta aventura, o Morro São Jerônimo. Tendo o privilégio de observar sua vasta planície continuamos a caminhada atravessando uma pequena floresta que nos leva ao pé do morro, onde vamos iniciar nossa subida.Primeiro uma pequena escalaminhada íngreme, logo após seguindo a orientação da equipe especializada contratada para o passeio, subimos um primeiro degrau com cerca de 2,5 metros de altura, em seguida um segundo degrau com 1,5 metros de altura. Chegando ao topo temos uma visão em 360° onde podemos observar toda planície cuiabana, durante a caminhada ao redor do cume descampado encontraremos vários vestígios de Icnofósseis gravados

Trekking Morro São Jerônimo

1/7

na Geotita, que são marcas de baixo relevo gravadas por compressão em pequenos pedaços de ferro ainda em seu estado natural, lembranças de quando todas nossa região foi mar. Nos damos o luxo de um descanso aproveitando o vento que corre quase a 800 metros acima do nível do mar, antes de descer os degraus novamente rumo a mesma trilha.

Se o passeio tiver seu início entre 07:00 e 08:00 horas da manhã e for mantido um bom ritmo durante o trekking podemos desfrutar de um refrescante banho na aconchegante Cachoeira 7 de Setembro, logo após uma curta caminhada de volta ao veículo onde nos despedimos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães com nossa caminhada de 16km concluída.